30 de nov. de 2010

Projeto: Reciclagem de Papel

 Profª. Coloboradora do Projeto
(Sâmina Mara Santos Lima)

O Projeto de "Reciclagem de Papel" está sendo realizado na E.E.F.M. de Amontada desde o dia: 09/11/2010 juntamente com a turma do 8º ano A, além de contar com ajuda e participação da Professora Colaboradora do projeto: Sâmina Mara Santos  Lima - que leciona a disciplina: Geografia. na turma escolhida do projeto.  Todas as atividades estão sendo desenvolvidas através de sensibilizações, aulas expositivas, virtuais (usando o ambiente de interação ThinkQuest) e prática apartir da técinica caseira onde se utiliza sala de aula e o Laboratório Escolar de Informátca - LEI. Os alunos estão super interessados com o projeto que está sendo trabalhado, monstrando inteeresse e vontade de participar e interagir suas idéias.

PROJETO: RECICLAGEM DE PAPEL 
INTRODUÇÃO:
Sabe-se que a reciclagem de papel, hoje é uma realidade ao longo da história, embora seja relativamente pouco realizada. Para que tenhamos êxito nessa prática faz-se necessário tornarmos-a constante uma constante eficaz em nosso dia-dia. Ao passo que aprofundarmos nossos conhecimentos sobre essa problemática, estaremos aprendendo maneiras de minimizar os impactos ambientais causados pelas poluições, reduzir custos da escola, através de sua reutilização, além de produzir materiais decorrentes desta matéria prima envolvendo o lúdico.
O projeto “Reciclagem de Papel na Escola de Ensino Fundamental e Médio de Amontada” – estabelecerá um paralelo das práticas e suas utilizações. Adotaremos um método capaz de fornecer dados reais referentes a análises da “pergunta de partida” a ser investigada, contaremos ainda com um embasamento teórico de autores que versam sobre o assunto.

PERGUNTA DE PARTIDA:
Como reciclar papel através da técnica caseira?
OBJETIVO GERAL:
Utilizar-se da técnica caseira de reciclagem de papel, como uma das soluções ambientais, possibilitando aos educandos uma experiência concreta, relacionando-o com o meio ambiente e levando-o a uma interação de inclusão digital, concebido por uma área virtual de aprendizagem – Thinkquest.
METODOLOGIA
           O projeto contará com um momento de sensibilização com a turma para o estudo, esclarecimento e conhecimento da temática do projeto. O desenvolvimento do mesmo será no Ambiente Virtual Thinkquest com atividades propostas utilizando as ferramentas voto, painel de mensagens, entre outras opções de atividades disponíveis no ambiente.
RESULTADOS
        Conscientização por parte dos alunos no que diz respeito a reciclagem de papel como  forma de 

preservação ao meio ambiente, além de multiplicar os conhecimentos com relação a 

temática do projeto.

Curso Elaboração de Projetos 40h - NTE

       Está sendo realizado pela responsabilidade da 2ª CREDE um Curso sobre: Elaboração de Projetos, por meio da plataforma e-ProInfo, um ambiente colaborativo de aprendizagem. O curso conta com uma carga horária de 40 h, sendo 12 presenciais e 28 h à distância tendo como principal foco a preparação dos professores para melhor atuarem em sala utilizando as tecnologias. O curso Elaboração de projetos está estruturado em torno de três eixos conceituais, que se integram com a prática pedagógica durante a realização das atividades propostas ao longo do curso: Projeto, Currículo e Tecnologia. Ele conta com o acompanhamento das tutoras Terezinha Siebra e Raquel Tabosa, atuantes à frente do NTE de Itapipoca. No decorrer do curso os professores participantes: Sirlande Maria Santos Lima e José Fernando Carneiro têm que realizar um projeto com foco na abordagem conceitual do curso junto à plataforma Thinkquest. Os projetos que estão sendo realizados são: Reciclagem de Papel (Profª. Sirlande Santos) e Bullying e suas consequências numa sala de adolescentes (Profº. Fernando Carneiro).
       A EEM de Amontada está fazendo parte de mais este momento de crescimento e aprendizagem com vistas a uma melhoria de seus processos de ensino tendo em vista que a aprendizagem melhora na medida em que seus professores se instruem cada vez mais.

17 de nov. de 2010

Aula sobre: Biologia Celular!!!

 ACONTECEU!!!
Mesmo sendo visto como um comhecimento descritivo pela maioria dos alunos, a Biologia Celular é uma ciência presente no nosso cotidiano. Dessa forma complementar as atividades de ensino, com ênfase em aulas práticas e expositivas, é uma das melhores formas de ver a aprendizagem ser realmente conferida. No caso nosso Professor Cadorno Teles em Biologia efetivou o uso de doces para moldar uma célula na turma do 1º Ano A no truno da manhã. A atividade prática foi a confecção de uma célula composta de gelatinas doces e guloseimas, aonde os alunos puderam visualizar as organelas.
O desenvolvimento do projeto permitiu verificar a carência de atividades prático-pedagógicas junto aos alunos avaliados, e como houve deslumbre de participar de algo tão simples como montar uma célula sob uma base gelatinosa, no caso o citoplasma. O interesse e a participação geral dos alunos nas atividades realizadas desmonstraram a importância de atividades construtoras de conhecimento no processo de aprendizagem.

4 de nov. de 2010

Professores Destaques do Laboratório Escolar de Informática - (LEI) Outubro

As atividades realizadas diariamente no Laboratório Escolar de Informática  - (LEI) são devidamente registradas por todos os professores que utilizam as ferramentas de aprendizagem contidas no Linux Educacional. Por isso a cada mês destacamos um(a) professor(a) que mais utiliza estas ferrmentas em aulas no laboratório para com seus alunos. E esse mês foi diferente tivemos a sorte de abraçar dois maravilhosos professores da nossa escola que se  destacaram tanto no uso das ferramentas, como na frequência de aulas aplicadas para seus alunos nesse espaço de aprendizagem.

Parabéns Professor(a): Cadorno Teles e Sara Alves!
Vocês são ESTRELAS do mês de OUTUBRO!

Aula de Arte-Educação no LEI

ACONTECEU!!! 
A professora Rosa Júlia realizou no dia 03/11/10 um momento de pesquisa sobre: Axé Music" com seus alunos no 2º Ano D do turno da tarde no Laboratório Escolar de Informática. Na sequência da pesquisa os alunos realizaram uma atividade voltada para o assunto pesquisada e estudado.