24 de mar. de 2013

Reuniões Diagnósticas - PPDT


     Está acontecendo na EEFM de Amontada desde o dia 20/03/2013 as reuniões diagnósticas do Projeto Professor Diretor de Turma - PPDT, que se estenderá até o dia 03/04/2013.
    O momento inicia com um representante dos pais relatando a respeito da importância do Projeto PDT na escola, seguidas das avaliações dos representantes dos alunos (Líder e Vice-lider) em relação aos seus professores, onde utilizam os seguintes critérios - Domínio de Conteúdo, Domínio de Sala e Relacionamento com a turma. 
     O Professor Diretor de Turma ao encerrar esse primeiro momento repassa para os educadores a caracterização e o mapa de turma, para que os mesmos possam conhecer melhor as particularidades de cada aluno e compreender as suas necessidades.

Calendário das Reuniões PPDT
Dia: 21 (3º Ano C)
Dia: 22 (1º Ano C e 1º Ano F)
Dia: 26 (3º Ano A e 3º Ano D)
Dia; 27 (1º Ano E e 2º Ano A)
Dia: 01 (2º Ano E e 2º Ano I)
Dia: 02 (2º Ano H e 1º Ano I)
Dia: 03 (2º Ano F e 3º Ano B)

MUSAS - Alusão ao Dia Internacional da Mulher

     O Grêmio Estudantil ao organizar as atividades em comemoração ao DIA INTERNACIONAL DA MULHER realizou um desfile com as mais belas alunas distribuídas nos três turnos. Aṕos o desfile a seleção foi realizada no decorrer da semana através de uma votação, onde os alunos de forma democrática puderam escolher a MUSA da escola em alusão ao Dia Internacional da Mulher.
Musa: Ana Caroline - 2º Ano A - Manhã
Musa: Luana Marques - 3º Ano C - Tarde
Musa: Celene Teixeira - 3º Ano E - Noite

23 de mar. de 2013

SEMANA DA ÁGUA

A Escola de Ensino Fundamental e Médio de Amontada está finalizando hoje a Semana da Água – projeto de alusão ao Dia Mundial da água, realizado pelos Centro de Multimeios e Laboratório Educacional de Informática-LEI. Dentre as ações tivemos Palestras com os funcionários do SAAE Serviço Autônomo de Água e Esgoto Marcos Augusto e Melinho e, distribuição de cartilhas de conscientização do uso da água.

20 de mar. de 2013

1ª Formação Projeto Professor Diretor de Turma - PPDT

     No dia 18\03\2013 às 8h houve uma Formação com os Professores Diretores de Turma, estando à frente a Coordenadora Regional do Projeto Professor Diretor de Turma da 2ª Crede - Itapipoca Antônia Edna Linhares de Sousa. As temáticas trabalhadas foram: Formação Cidadã, Os Instrumentais da Avaliação Diagnóstica e sobre a Caracterização da Turma. Os treze (13) Diretores de Turma estiveram presentes e a Coordenadora do PPDT da escola Vânia Maria Teixeira Praciano Carneiro. O momento foi bastante proveitoso e acolhedor.

17 de mar. de 2013

1ª Capacitação dos Monitores do LEI


    
     O Laboratório Educacional de Informática – LEI realizou a sua 1ª Capacitação com seus Monitores. O momento foi realizado pelos Coordenadores do LEI, onde repassaram várias informações importantíssimas referentes ao bom uso do Laboratório pelos alunos, professores e a importância do envolvimento e conhecimento de ambos na uso e manuseio das TIC's na aprendizagem. Repassaram o básico da teoria do Sistema Operacional Linux Educacional 3.0, além de expôr seus softwares como: (BrOffice Impress, BrOffice Base, BrOffice Calc, BrOffice Draw, BrOffice Write e Visualizador de Arquivos PDF – KPDF. Finalizaram explicando sobre a função de Monitor Voluntário e suas vantagens para a vida.

1ª Capacitação do kit Multimídia


    A Coordenadora do Laboratório Educacional de Informática – Lei realizou uma Oficina do Kit Multimídia com os monitores da cada turma, os quais foram selecionados por seu PDT, Padrinho ou Madrinha, analisando suas habilidades para às tecnologias. 
    No decorrer da oficina os monitores puderam conhecer cada equipamento presente na escola, além de apreenderem a montagem correta e seu manuseio. A Diretora da escola Rosanir de Aguiar Araújo esteve presente no encontro, onde parabenizou a todos pela conquista desejando sucesso em suas atividades de monitoria e mostrando a importância de exercer essa atividade voluntária na escola.
     Os monitores após a capacitação irão exercer suas funções no turno em que estudam e especificamente em sua turma. Serão (02) por turma, totalizando (20) monitores no turno da manhã, (20) monitores no turno da tarde e (08) no turno da noite. 

Dia Nacional da Poesia


     O Centro de Multimeios da EEFM de Amontada realizou hoje dia 14/03/13 “O Dia Nacional da Poesia”. O momento teve início em sala de aula com a Professora de Língua Portuguesa Sara Alves, onde a mesma expôs a importância desta data para seus alunos do 1º Ano B. Em seguida, os mesmos foram convidados pela Regente do Cento de Multimeios Islândia Teixeira a conhecerem algumas Obras de Poetas Brasileiros que estão em exposição no Espaço de Aprendizagem.

EEFMA - Alunos no Bolsa Esporte


   
   O objetivo do Programa é incentivar financeiramente e favorecer o desempenho esportivo dos atletas que estão abaixo da linha da pobreza. Em Amontada, sete jovens foram contemplados e receberão pelos próximos 12 meses uma bolsa para incentivar a prática do Futsal.
  Os amontadenses contemplados são alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio de Amontada (Grupo Escolar) e recebem a orientação do educador físico Marcos Marinho. Os meninos e meninas são estudantes do Ensino Médio da referida Escola e recebem o apoio profissional desde o ingresso na instituição educacional. Para o professor Marcos a bolsa representa um grande incentivo na vida esportiva e pessoal dessa garotada. “Eles vão receber uma ajuda de custo para suprir as necessidades básicas para a prática do esporte. Durante todo o ano eu farei o acompanhamento desses alunos, incentivando-os cada vez mais”, destaca Marinho.
   A notícia da contemplação dos sete alunos pelo Programa do Governo Estadual deixou educadores e estudantes orgulhosos. A diretora Rosanir de Aguiar Araújo compartilhou essa alegria: “Ficamos muito felizes com a conquista desses jovens, pois o esporte é muito importante na vida deles, além de ser um grande aliado, que melhora o comportamento e traz um maior compromisso com os estudos.”
  Entre os amontadenses selecionados pelo Bolsa Esporte está a estudante Luana Marques, que pratica futebol desde os 12 anos de idade. Luana garante: “Essa bolsa vai me ajudar a comprar chuteiras e outros materiais que preciso para jogar, assim, continuarei praticando esse esporte que tanto gosto.” Outro estudante contemplado no Programa foi Anaízo Monteiro; essa é a segunda vez que ele recebe o benefício. “Quero crescer no esporte, aproveitar essa nova oportunidade e me empenhar mais no Futsal”, garante o jovem amontadense. A esportista Joceíla Alves é a outra mulher que faz parte desse grupo, e reforça as palavras dos colegas: “Essa bolsa é uma coisa muito boa! Também porque a escola e o Marcos acreditam na gente. É uma chance de mostar que nossa escola está se desenvovlendo”.
Esportistas contemplados da escola

Adriano da Silva Tomé
Anaízo Monteiro Chaves
Francisca Joceíla Alves dos Santos
Francisco Denilson Bastos de Castro
Francisco Marcélio de Holanda
Maria Luana Marques
Martiliane Alves Paixão

Dia Internacional da Mulher

      O Grêmio Estudantil com o apoio da Coordenadora da Ação Curricular Vânia Maria Teixeira Praciano Carneiro e o Laboratório Educacional de Informática – LEI, realizaram uma homenagem bem divertida e envolvente para todas as MULHERES. No primeiro momento os professores realizaram a leitura de textos, exibição de vídeos e slides com mensagens voltadas às MULHERES. O segundo momento houve Jogos de Vôley e Futsal feminino envolvendo alunas e professoras e um masculino, onde o desafio proposto pelo Grêmio para homenagear as mulheres seria jogarem maquiados - alunos e professores.
      Também houve a escolha da MUSA do turno com o objetivo de oportunizar mais uma atividade que trabalhasse a formação política. Todos os alunos foram estimulados a votarem de forma consciente. Cada MUSA eleita receberá um Buquê de premiação. A participação foi surpreendente. 

Reunião do Projeto Professor Diretor de Turma - PPDT

     A escola realizou um encontro do PPDT com todos os Professores Diretores de Turma no Laboratório Educacional de Informática – LEI. O momento foi bastante agradável, onde foi feita uma acolhida para todos e em especial para os que estão iniciando no projeto. No decorrer do encontro a ex- Coordenadora do PPDT da escola Albenice Oliveira Meneses distribuiu o Kit do PDT e repassou alguns informes importantes para que os professores pudessem iniciar suas atividades.

1º Dia de Aula

A escola pode não formar homens perfeitos, mas pode formar os melhores!!!

     A escola recepcionou seus alunos veteranos e novatos de forma bem divertida e criativa. O Núcleo Gestor recebeu a todos com um vídeo de Boas Vindas. Logo após foram cantados e tocados por Professores da mesma instituição os Hinos do Brasil, do Município e da Escola. Em seguida houve as apresentações do Núcleo Gestor, Professores e Funcionários. Finalizaram com várias dinâmicas e gincanas com todos os alunos distribuídos nos três turnos.

Jornada Pedagógica

                               JORNADA PEDAGÓGICA/2013
                              Dia: 29/01/2013
 Tema: “Qual a minha parcela de contribuição  na qualidade do ensino público?”
7h30: Café da Alegria
8h15: Mensagem: Boas Vindas
8h30: Abertura – Rosanir (Diretora)
8h45: Teste de Autoavaliação do Professor
9h00: Convidado Especial: Psicólogo - Paulo Júnior
Temática: Decadência Social da Autoridade
11h00: Estudo em Grupos e Apresentações: Essência da Liderança
12h45: Curta: “O Monge e o Executivo”
13h00: Almoço
Dia: 30/01/2013
7h30: Café da Manhã
8h30: Acolhida - "Dedique um tempo para afiar o serrote"
8h40: Abertura - Coordenador da Crede 02 (Wesley Cavalcante - Vídeo)
9h00: Socialização da leitura dos textos
10h00: Panorama do Ensino Médio
10h30: Resultado do Ensino Médio de 2012 - EEFMA
11h00: NOSSAS FORÇAS - Projeto Jovem de Futuro - PJF, Projeto Professor Diretor de Turma - PPDT, SIGE, Centro de Multimeios, Laboratório Educacional de Informática - LEI, Colegiados, Projeto Geração da Paz, Superitência Escolar, SPAECE, ENEM, Nossos professores.
12h00: Proposta de Atividades para o 1º Dia de Aula
13h00: Encerramento - Avaliação e almoço